sexta-feira, 1 de abril de 2011

Desafio Literário 2011 - Abril: Ficção Científica

"As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?"



Quarto mês do Desafio Literário, e pela primeira vez vou quebrar a tradição. Não vou ler bônus (com exceção TALVEZ de O Fim da Eternidade de Assimov), nem comentar muito sobre o tema, por vários motivos: Meu mês está muito abarrotado, quase não conheço sobre o assunto e minha biblioteca de Sci-Fi é ínfima.


O que posso falar sobre a ficção científica é uma coisa que todos sabem: Há um monopólio norte-americano no gênero. Os grandes escritores do gênero lá se encontram, e os poucos escritores de qualidade acabam não saindo de seu país de origem. Um exemplo é o francês Maurice Renard.


Minhas escolhas foram (a priori)20 Mil Léguas Submarinas de Verne, que não consegui comprar, e 2º e 3º volumes do Guia dos Mochileiros das Galáxias, mas, como o 1º volume desapareceu no mês de Janeiro (infanto-juvenil) e só agora reapareceu, serão lidos os dois primeiros livros da série, mais O Homem Bicentenário do grande Assimov. Se possível, lerei O Fim da Eternidade, mas não prometo nada.


Titular: 20 Mil Léguas Submarinas - Júlio Verne (Comprar).
Titular: O Homem Bicentenário - Isaac Asimov
1º Reserva: O Restaurante no Fim do Universo (GMG V.2) - Douglas Adams.
2º Reserva: A Vida, o Universo e Tudo Mais (GMG V.3) - Douglas Adams (Comprar).
2º Reserva: O Guia do Mochileiro das Galáxias (GMG V.1) - Douglas Adams


Bônus:
Bônus 1: O Fim da Eternidade - Isaac Asimov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails