sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Albert Camus - A Queda

"A queda" é um grande livro do escritor/filósofo de língua francesa (nascido na Argélia) Albert Camus (1913-1960).
Para quem não conhece, Camus foi um dos maiores escritores literários e filósofo de sua época, ao lado de Jean-Paul Sartre. Inspirado por Gidé, Kiekegaard entre outros grandes nomes, foi um dos principais nomes em defesa da estética do absurdo e da filosofia do existencialismo. Escreveu vários livros geniais como: O Estrangeiro (L'Étranger), O Mito de Sísifo (Le Mythe de Sisyphe), Reflexões sobre a Guilhotina (Réflexions sur la Guillotine), A Peste (La peste) e Calígula (Caligula). Ganhou o prêmio Nobel em 1957.

<<Então, planando em pensamento por cima de todo este continente que me é subordinado sem saber, bebendo a luz de absinto que se eleva, ébrio, enfim, de palavras más, sou feliz, sou feliz, estou lhe dizendo, proíbo-o de não acreditar que sou feliz, que morro de felicidade! Ah, sol, praias, e as ilhas sob o os alísios, juventude cuja lembrança desespera!>> (A Queda)

"A Queda" é uma narrativa curta que sintetiza muito da filosofia e do potencial literário do escritor. A obra possui um narrador que se auto-afirma Juiz-Penitente, e na tentativa de descobrir o que é esse Juiz, nos deparamos com uma confissão calculada com ares de acusação, e desvendamos os mistérios da existência humana. O diálogo é bastante instigante, o que nos faz não desejar parar a leitura por nada, e a tradução de Rumjanek é de qualidade inegável.

Diferente do que se possa pensar, o tamanho desse livro não restringe seu conteúdo (diferente de muitos livros por aí que são enormes mas sem conteúdo algum), e recomendo o livro "A Queda" como um dos melhores livros possíveis para se começar a ler Camus, e até mesmo para iniciar a leitura de filosofia e da literatura francesa.

Acesse uma webpage dedicada a Camus em português: http://filosofocamus.sites.uol.com.br/index2.htm

Nota do Elaphar: 9,1

Edição Lida:
CAMUS, Albert. A Queda. Trad: VALERIE RUMJANEK. São Paulo: Best Bolso, 2007, 112p.
Related Posts with Thumbnails