terça-feira, 12 de outubro de 2010

8° dia - Livro que você menos recomenda

Não recomendar um livro cai no mesmo problema que recomendar pelo simples fato de que TODO LIVRO SERVE PARA ALGUM LEITOR. Para não recomendar um livro, deve-se haver um bom motivo para tal, portanto, o livro que não recomendo é:

A Origem das Espécies - Charles Darwin
Antes que algum biólogo ou fã do livro me agrida, deixe-me explicar o motivo para não recomendar esse livro.

O motivo na verdade é simplíssimo, não tenho nada contra o livro e adoro o The Origins of Species de Darwin, entretanto, esse livro não possui (até onde eu saiba) uma boa tradução em português. E é só isso. A tradução mais importante de Darwin é do tradutor Joaquim da Mesquita Paul publicada pela Lello & Irmão, e essa tradução é por intermédio do francês e possui uma pérola incrível ("espécies distintas" ao invés de "espécies extintas").

Mais aí você me responde: "Existe também a tradução da Hemus e da Martin Claret não é mesmo?" E aí que respondo: "Parece que não!" Ao que parece, segundo Denise do nãogostodeplágio, que as duas traduções supracitadas são Plágios da tradução de Da Mesquita Paul, e há sérios argumentos, dos quais não duvido disso.

Edições não Recomendadas:
Lello & Irmão
Martin Claret
Hemus


Veja a tradução de Da Mesquita Paul aqui.
Veja o problema de Darwin em Português no nãogostodeplágio aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails