sexta-feira, 8 de outubro de 2010

4° dia - Livro mais caro que você comprou

Da mesma forma que o livro mais barato, o livro mais caro tem também ser ar de relatividade, e da mesma forma, escolho dois livros diferentes, porém dessa vez não possuem o mesmo preço nem são da mesma editora.

Grammaire expliquée du français - Sylvie Poisson-Quinton; et al

Não tenho muito o que falar desse livro. É apenas uma gramática... explicada.... e da língua francesa. O que posso dizer é que me custou 120 R$ (tá legal, com 20% de desconto saiu a 96 R$). A gramática é boa, mas o preço foi um pouco salgado, mesmo com o desconto.

Edição:
POISSON-QUINTON, Sylvie; MIMRAN, Reine; COADIC, Michèle Mahéo-Le. Grammaire expliquée du français. France: CLE International, 2009.

La Symphonie Pastorale - André Gide
O outro livro mais caro que eu comprei foi o La Symphonie Pastorale do Nobel de Literatura André Gide. O preço do livro foi 50 R$. Sim, não é tão caro quanto a "Grammaire expliquée", mas levando em consideração que é uma edição de bolso, com beeem menos páginas e um formato beeem menor, acho caro. Na verdade, já acho caro as edições de bolso da Companhia das Letras, entretanto, temos que admitir que a qualidade é bem alta, por isso o preço.

Comprei esse livro porque não tinha escolha, queria muito tê-lo e não achei mais barato. Já comecei a ler, mas vou demorar um pouco para terminar, já que meu francês não é tão bom quanto eu esperava (pelo menos não é tão bom quanto meu inglês). A técnica de Gide é impressionante, e o livro é escrito sob forma de "Cahiers", e a narrativa é bem interessante. Fora a relação entre a música e a literatura desde o título (para quem não sabe, a Sinfonia Pastoral é a 6ª Sinfonia de Beethoven), coisa que admiro muito em uma obra. Não é a toa que paguei 50R$ por uma edição de Bolso.

Para dar um pouco de água na boca, leia o início da obra e diga se não é interessante:

<<La neige qui n’a pas cessé de tomber depuis trois jours, bloque les routes. Je n’ai pu me rendre à R… où j’ai coutume depuis quinze ans de célébrer le culte deux fois par mois. Ce matin trente fidèles seulement se sont rassemblés dans la chapelle de La Brévine.
Je profiterai des loisirs que me vaut cette claustration forcée, pour revenir en arrière et raconter comment je fus amené à m’occuper de Gertrude.>>

Existe uma tradução em português desse livro, para quem se interessar. Foi traduzido pela grande tradutora Celina Portocarrero pela editora Francisco Alves, que pode ser encontrado somente na Estante Virtual.

Se você quiser ver a versão original do texto, por estar em domínio público (foi publicada originalmente antes de 1923), está nesse link: http://www.ebooksgratuits.com/pdf/gide_symphonie_pastorale.pdf

Edição:
GIDE, André. La Symphonie Pastorale. France: Gallimard, 1925, 158p. (Impresso em 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails